4 de ago. de 2009

A HISTORIA DA FITOTERAPIA

A HISTÓRIA DA FITOTERAPIA

A História da Fitoterapia é também a história da medicina.

As plantas foram o primeiro medicamento do Homem. A Medicina herbal tem sido também encontrada entre os vestígios dos nossos antepassados de Neanderthal
Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.

Deve-se observar que a definição de fitoterápico, não engloba o uso popular das plantas em si, mas sim seus extratos.

PRÉ-HISTÓRIA

Referências mais específicas aos remédios usados podem ser encontradas na história Egípcia eChinesa. Um papiro egípcio de 1.600 A.C. descreve muitas plantas, animais e remédios inorgânicos. Muitos destes foram provavelmente descobertos empiricamente e alguns como os Coentros, o Funcho, o Sene e o Absinto são usados ainda hoje. Existe uma clara evidência de Ópio produzido a partir da papoila cultivada no Vale Mesopotâmio,provavelmente a primeira experiência do Homemna área da preparação de medicamentos.

Na China, as referências às plantas que têm sido encontradas são anteriores àDinastia Ming (1.500 A.C.). Registos das plantas e do seu uso têm sido encontrados nos (oráculos dos ossos), os meios de gravação de informação naquele tempo.

É interessante especularcomo estas civilizações antigas faziam para descobrir o uso a dar às plantas medicinais. Não existem evidencias de que existia algum sistema de medicina presente que pudesse explicar o funcionamento do corpo e da manutenção da saúde.